Enceja 2023: pedidos de reaplicação são recebidos até dia 1 de setembro
A edição e provas do Enceja de 2023 foram aplicadas e realizadas no domingo, dia 27 de agosto, contando com cerca de 1 milhão de participantes inscritos em 26 estados no país e no Distrito Federal.
O que é o Enceja?
O Enceja é um exame criado pelo MEC que visa a conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. Desse modo, caso tenha desempenho compatível como exigido é recebido o documento de certificação de conclusão de curso.
Ademais, a inscrição e participação do exame é gratuita e voluntária, podendo realizar a prova a partir dos 15 anos (para realizar o Enceja com conclusão do ensino fundamental) e 18 anos (para conseguir realizar o enceja de conclusão do Ensino Médio).
Funcionamento e execução da aplicação das provas do Enceja:
Para participantes que realizam o exame para a conclusão do ensino fundamental é aplicado pelo Inep quatro avaliações de característica objetiva e uma redação, sendo desenvolvidas as avaliações objetivas nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, História e Geografia.
Já os indivíduos que participam da certificação de conclusão do Ensino Médio realizam exames com base nas matérias Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e também uma redação. Além disso, o exame é aplicado em uma logística de organização por dois turnos, em que cada um contém 5 horas de duração.
Como solicitar a reaplicação?
Segundo o edital, pessoas que, na véspera da aplicação da avaliação, tiveram sintomas de doenças infectocontagiosas ou que tiveram problemas logísticos, como por exemplo:
- ✔️ erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante;
- ✔️ falta de energia elétrica;
- ✔️ assalto;
- ✔️ furto;
- ✔️ morte na família;
- ✔️ privação de liberdade;
- ✔️ desastres naturais
e entre outros, na data das provas possui direito a reaplicação do exame.
Os pedidos de reaplicação das provas são feitos virtualmente, através do site do Enceja, necessitando de justificação e comprovação da possível ausência com validação de documentos.
De igual modo, aqueles indivíduos que faltaram devido a doenças infectocontagiosas devem apresentar atestado médico, visto que tal documento deve conter o nome completo do participante, diagnóstico e assinatura do profissional que possui Registro do Conselho Regional de Medicina, acompanhado do código da CID (Classificação Internacional de Doença).
Os candidatos que estiveram ausentes na aplicação das provas por outros motivos não informados e não assegurados no edital não terão direito a reaplicação.
Resultado das provas:
A divulgação dos resultados do Enceja de 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro. A partir do resultado é possível verificar se será aprovado ou reprovado a validação da conclusão do Ensino Médio e Ensino Fundamental.