Desenrola Brasil: Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirma mais de 8 bilhões em renegociação de dívidas
Em aproximadas 4 semanas já foi possível analisar o desenvolvimento do Programa Desenrola Brasil e o número de renegociação das dívidas que foram realizadas pelos bancos, visto uma análise de 8,1 bilhões de reais em renegociação de dívidas exclusivas de faixa 2 (que visa auxiliar negativados que possuem renda de até 20 mil reais).
Além disso, os dados mostram que foram beneficiados mais de 980 mil clientes, e ainda há grandes expectativas para o funcionamento e andamento do Programa, visto que está vigente até o dia 31 de dezembro desse ano.
O que é o Programa Desenrola Brasil?
O Programa Desenrola Brasil é um projeto desenvolvido e pensado pelo Governo Federal com o intuito e objetivo de possibilitar a renegociação de dívidas, auxiliando os brasileiros que estão negativados e reduzindo o endividamento dos cidadãos.
O programa é realizado e dividido em uma logística organizacional de 3 etapas, sendo duas já concretizadas, que se baseia em:
✔️ Etapa 1: Desnegativação de dívidas de valores baixos, consideradas em até R$ 100,00;
✔️ Etapa 2: Renegociação de dívidas de pessoas físicas com renda de até 20 mil reais;
✔️ Etapa 3: Renegociação de dívidas de pessoas com renda de até 2 salários-mínimos, ou pessoas inscritas no Cadastro Único com dívidas em até 5 mil reais;
Pontos positivos vistos na execução do programa:
As análises afirmam êxito na execução do Programa, visto que inúmeras dívidas foram renegociadas e milhões de cidadãos tiveram seus nomes livres e desnegativados, ultrapassando dessa forma a meta estipulada pelo Ministério da Fazenda.
Dessa forma, além de proporcionar aos cidadãos a oportunidade de renegociar e ficar livre de dívidas, a limpeza dos nomes sujos possibilitou a inúmeros brasileiros o poder e potencial de consumo novamente, o que para muitos é extremamente importante e necessário.
Pontos negativos do Programa Desenrola Brasil:
Infelizmente, tal ocorrência de acontecimentos como as Fake News foram intensos e muito recorrentes, sendo aplicados inúmeros golpes por meio de links falsos que aproveitam de artigos realizados sobre assuntos do programa para produzir matérias e posts fraudulentos que compunham e acompanhavam os links que incentivavam os inadimplentes a colocarem seus dados pessoais, e por consequência o golpe era aplicado.
Ademais, foram investigados e sondados muitos perfis falsos sendo criados nas redes sociais, como Facebook e Instagram, que visavam informar a respeito do programa governamental com intuito e objetivo de aplicar golpes.
Portanto, existem esperanças e grandes possibilidades de renegociações, pagamentos e quitações de dívidas para a próxima etapa do Programa Desenrola Brasil, que será iniciada em setembro.
Nesse caso, tendo ciência da próxima etapa de realização do benefício, faz-se necessário a extrema atenção e alerta contra fraudes e golpes, e também é imprescindível possuir informações verdadeiras sobre os sites que devem ser procurados e acessados caso haja interesse na busca pela regulamentação de pagamentos e dívidas através do programa governamental, para que assim, o programa venha alcançar e solucionar o problema dos endividamentos e, também, venha reduzir a aplicação de golpistas.