Carregando a Informação...

No dia 31 de agosto, quinta-feira, foi assinado um documento decretando o plano e programa governamental Brasil sem Fome, que possui a finalidade e objetivo de sanar situação de insegurança alimentar no Brasil e, consequentemente, excluir o Brasil no mapa da fome. 

 Constituição do Plano: 

O plano é constituído de ações e políticas públicas que visa alcançar e atingir as metas a serem cumpridas que foram estipuladas pelo programa. Ademais, o programa se baseia em eixos, sendo eles definidos em: 

  • ✔️acesso à renda; 
  • ✔️redução da pobreza e promoção da cidadania; 
  • ✔️segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável da produção ao consumo; 
  • ✔️mobilização para o combate à fome.

Motivos para a adesão ao programa Brasil sem Fome: 

De acordo com o Governo Federal, no ano de 2022 o Brasil se encontrava em situações extremas de insegurança alimentar em muitas regiões, segundo dados da Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional havia 33 milhões de indivíduos em situações de insegurança e carência alimentar titulados graves, e também existem dados que confirmam que nos últimos dois anos mais de 4% da população brasileira não possuía a obtenção de quantidades consideradas mínima de alimentos e mantimentos.  

Por esse motivo e pela análise de dados, foi criado o projeto Brasil sem Fome, que segundo o presidente Lula possui a expectativa de combater toda a fome do país.  

“A fome não é vista pelos outros. Não dói para fora e sim para dentro. Todo mundo sabe qual o sofrimento de uma mãe que não tem um pedaço de pão e café com leite para tomar. Só vamos acabar com a fome quando a gente tiver garantido que todo povo trabalhador tenha um emprego, um salário e com isso uma família. É esse o país que nós temos que construir” afirmou o presidente. 

O estado do Piauí, que tem como representante o governador Rafael Fonteles, aderiu ao programa e assinou o documento que promove o estado como sendo a primeira região do país a participar do programa Brasil sem Fome, visto que o estado do Piauí dispõe de muitas possibilidades agregadoras para o projeto, tendo visão de futuro definida, gerando independência econômica com a constituição de emprego formal.  

Posteriormente a essa data de anúncio e apresentação do plano Brasil sem Fome foram feitas inúmeras medidas que promovem a atuação do programa governamental, mas que ainda estão sendo acordados em exercício e planejamento.  

Sendo assim, é importante ressaltar que existem sobre esse plano muitas esperanças e expectativas da erradicação da fome no Brasil nos próximos anos, visto que é um país diverso, com recursos e tecnologias, além de empenho e dedicação governamental para alcançar tais objetivos. Segundo a meta descrita, o governo, juntamente com suas medidas, se dedica a tirar o Brasil do Mapa da fome até 2030 com a redução da situação de insegurança alimentar grave em domicílios.