CNH, CPF e RG: Veja documentos importantes que possuem versões digitais
Foi-se o tempo em que era necessário carregar inúmeros papeis em bolsas e pastas, com documentos que eram plastificados, o que considerava seu transporte um pouco dificultoso e trabalhoso, sendo substituídos atualmente por documentos digitais, visto que se encontram em um só lugar, o celular, facilitando o carregamento dos seus dados de maneira moderna, tecnológica, simples e extremamente seguro.
Hodiernamente, a substituição de documentos físicos pelos digitais se tornou tão mais adaptáveis e usuais que foram proporcionados aos cidadãos somente nas versões virtuais.
Carteira de Identidade Nacional (RG):
Sendo substituído pela Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Governo Federal pretende aposentar o RG, sendo a CIN promovida digitalmente em algumas regiões do Brasil, o prazo para a adoção desse documento está previsto para até o dia 6 de novembro de 2023. O formato digital é disponibilizado por meio do aplicativo do governo federal, disponível para Android e IOS.
Cadastro de Pessoa Física (CPF):
Desde o ano de 2011 o cartão do CPF impresso (forma física) foi interrompido, sendo emitido e ofertado pela Receita Federal, podendo somente ser disponibilizado o comprovante de inscrição/ cadastro, possuindo a mesma validade que o CPF convencional.
Esse documento, ao ser gerado, pode ser salvo por download em seu dispositivo, podendo ser impresso. Para ter acesso ao comprovante ou para realizar a pesquisa são necessários alguns passos, como:
- ✔️ Acessar o site da Receita Federal;
- ✔️ Inserir os dados requisitados, como o CPF, data de nascimento, nome completo, filiação e número do título de eleitor;
- ✔️ Posteriormente, informe o número do recibo do IR;
- ✔️ Clique em “gerar”;
Outra forma de adquirir o cartão CPF é:
- ✔️ Faça o login em sua conta no aplicativo do Governo Federal, o gov.br;
- ✔️ Clique na opção “cartão CPF”
Título de Eleitor:
O título de eleitor recebeu uma versão digital somente em 2017, com disponibilidade e criação do aplicativo “e-Título”, no qual em épocas de eleição apresenta informações como por exemplo o local de votação, certidão de quitação eleitoral e justificativas. Para acessar, basta baixar o aplicativo, preencher as lacunas dos dados pedidos pelo app, e concluir o cadastro, ou se preferir, use o QR code apresentado em documentações de títulos impressos.
Carteira de motorista (CNH) e Licenciamento do veículo (CRVL):
Ademais, a carteira digital de trânsito já se encontra em versões digitais, possuindo o mesmo valor e garantia que o documento impresso, sendo possibilitado virtualmente ao baixar a carteira digital de trânsito, logo em seguida fazer o login na conta do Governo Federal e realizar o cadastro ofertando os dados requisitados no aplicativo. Desse modo, sua CNH estará logada no aplicativo, sendo acessado quando houver necessidade.
Já o CRVL também é disponibilizado no app da carteira de motorista, com atribuição a partir da descrição do número do RENAVAM do veículo e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo).