Carregando a Informação...

No dia 3 de agosto, quinta-feira, foi reconhecida e legitimada a lei de monitoramento escolar em busca do combate a violência nas instituições, de autoria do ex -deputado federal Paulo Bengtson e aprovada pelo Senado no mês de Julho. 

Objetivos do sistema do combate a violência escolar: 

Inicialmente , a logística e sistemática governamental que mapeia e responsabiliza essa medida adotada será por meio do SNAVE ( Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate a Violência nas Escolas), em que possui como finalidade visar as ocorrências e advertências do meio escolar que são categorizadas e consideradas violentas. 

Ademais, serão desenvolvidos programas governamentais para a prestação de apoio psicossocial às vítimas e também a criação de projetos constituintes para o fomento da cultura da paz. 

Criação do disque- denúncia: 

Pela lei vigente é possível e esperado a elaboração do disque denúncia, para que desse modo as pessoas possam informar sobre situações violentas e causas ou questões com periculosidade. Assim, o funcionamento do disque denúncia se dá com ligações gratuitas disponíveis em todo o país e também poderá receber informações através de outros meios, como por exemplo, a internet. 

Projeto Escola Segura: 

Após inúmeros acontecimentos de caráter violento ocorrido nas escolas, o Governo, preocupado com a situação do ambiente escolar, tem pensado e criado políticas públicas que promovam o combate e o avanço da violência escolar. 

Tais medidas passam a ser executadas em cidades catarinenses e paulistas, como Blumenau e São Paulo, que nos últimos meses foram alvo de ataques violentos. Visando o projeto Escola Segura, foi anunciado pelo Governo um repasse de 170 milhões de reais, destinados a apoiar a segurança das escolas.

Reforço a segurança dos centros de ensino: 

O programa Escola Segura foi desenvolvido em abril com o objetivo de fortalecer a segurança em centros de ensino, visto que foram adotadas medidas como: 

  • introdução de patrulhas escolares 
  • promoção de cursos de capacitação para profissionais da área de segurança
  • promoção de cursos que proporciona acolhimento e encaminhamento dos casos para rede de proteção aos jovens
  • elaboração de pesquisas e diagnósticos
  • ampliação e fortalecimento da investigação e monitoramento cibernético

Execuções de papel familiar bem visto para sanar a violência escolar: 

Apesar da escola se intitular como um grande solucionador e construtor de mudanças e transformações nas relações sociais entre os alunos, é importante compreender que o papel da família também causa impactos e auxiliam de maneira intensa nos relacionamentos e comportamentos dentro do ambiente escolar, visto que grande parte dos alunos transportam e transitam situações acometidas nesses ambientes, tanto escolar quanto familiar. 

Por esse motivo, é válido aos familiares promover atitudes que podem somar e ajudar no combate a violência no ambiente educacional, como por exemplo tempo de qualidade com diálogos e rodas de conversas , supervisão e identificação de comportamentos agressivos por parte dos familiares, que podem mudar a perspectiva escolar sobre o aluno, para que a instituição promova melhorias e formule o melhor condicionamento na educação e bem estar psicológico do indivíduo.  

Desse modo, é visto o afinco governamental praticado em proporcionar segurança e proteção aos jovens e adolescentes a favor do combate a violência escolar.