Carregando a Informação...

Faltando pouco menos de 4 meses para o término do ano de 2023, o Governo Federal reúne ideias e logísticas para executar mudanças e alterações em benefícios já proporcionados e viabiliza estratégias para o melhor funcionamento do orçamento de 2024.  

Veja abaixo alguns projetos e realizações que são analisadas e aguardadas para serem concretizadas em 2024: 

  • Não correção do Imposto de renda: 

 O projeto orçamentário de 2024 que foi enviado ao congresso nacional não diz respeito ao imposto de renda de pessoas físicas, visto que tal faixa tabelada sofreu alterações em maio desse ano, sendo que os indivíduos que ganham até dois salários-mínimos não realizam pagamentos de imposto de renda, e uma nova dedução de valores, no qual a tributação incide nos valores que ultrapassam o valor da faixa isenta. 

 Ademais, em 2022 o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva prometeu isentar o pagamento de Imposto de Renda para aqueles que recebem até 5 mil reais mensais e, desse mesmo modo, Lula retomou novamente a promessa no início desse ano. Porém esse assunto ainda não foi confirmado, devido a diversos acontecimentos e instabilidades econômicas posteriormente a promessa do presidente Lula.  

  • Aumento do Salário-Mínimo: 

 O documento enviado ao Congresso Nacional também afirma o aumento do Salário-mínimo para o ano de 2024, em que a proposta se dá em um aumento de R$ 101 reais.  

  • Investimento para a realização de concursos públicos:  

Anunciadas aproximadamente 8 mil vagas efetivas, o Governo priorizou mais de 500 milhões destinados concursos públicos, além de montar e construir uma logística e planejamento de distribuição de oportunidades e preenchimento de vagas em todo o país, mediante prova unificada semelhante ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

  • Investimento em recursos públicos: 

Governo Federal pretende no ano de 2024 destinar 69,7 bilhões de reais em recursos públicos, visto que são esperadas a utilização do valor em obras de infraestrutura, lincados no projeto PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). 

  •  Proposta e análise de crescimento da economia brasileira: 

Segundo o documento orçamentário, diante de novas propostas e segmentos do mercado, propõe-se a possível existência de um aumento na economia brasileira, sendo de 2,3% esperado até o fim de 2024 e também há expectativas do aumento do PIB (Produto Interno Bruto), com alta de 1,33%.  

  • Não reajuste do bolsa família:  

Infelizmente, no documento orçamentário não foi incrementado e nem visto programas com ordem de reajuste tanto para o Bolsa Família, quanto para salário de servidores públicos. Entretanto, apesar de não ter sido reajustado e nem existir propostas fidedignas, não significa que não possa ser importante e necessário, podendo haver mais tarde alterações.  

Espera-se que, como todos esses projetos lançados no orçamento governamental, o ano de 2024 seja aplicado com planejamento e organização, visando a todo momento os cidadãos brasileiros, a economia brasileira e crescimentos e melhorias para o país.